quarta-feira, 27 de abril de 2011

Trend: a gentileza volta à cena




---
Gentilezas voltaram à cena.  Com a nova economia brasileira a arte do agradecimento à anfitriã, ou aos anfitriões de uma festa ou de fim de semana na casa de campo de amigos, voltou a ter lugar no nosso dia a dia.
Agradecer é sempre bom. Regras de agradecimento, no entanto, são distintas em diversos países.  Na França, por exemplo, é praxe, no caso de um jantar ou uma festa na casa de alguém, que o convidado que quiser mandar flores o faça antes da festa, para dar à anfitriã a oportunidade de melhor colocá-las no ambiente.  Nos Estados Unidos,  não importa em que classe social você se encontre,  para qualquer jantar ou festa mais requintada, espera-se um agradecimento pelos Correios, com um cartão que diga algo do gênero: “ Há tempos não nos divertíamos tanto ...;  Adoramos a festa...;   Obrigado pelo convite".   No caso de um fim-de-semana, uma lembrança certamente está na ordem do dia em qualquer país onde se more.   Mas o que dar?  Fato é que um presente para casa cai sempre bem: neutro, delicado, não muito caro (nunca veja o presente como pagamento) e pequeno. 
Baseada num artigo que aborda este tema na revista de decoração americana Veranda, aqui vai a lista para este presente e as regras a serem mantidas.


Sachês para gavetas de armários, bem acondicionados, são um delicado presente que irá ser apreciado e usado... Quem não gosta de ter gavetas suavemente perfumadas na sua intimidade?  Sachês são a demonstração de um toque feminino, um carinho, a dose certa de apreciação pela generosidade de seus amigos.  
--
Um conjunto de finos sabonetes artesanais que protegem e acariciam a pele.  Em pauta, atualmente, estão os sabonetes feitos de óleos de frutas e nozes amazõnicas cuja espuma, refrescante e protetora da pele expressam o cuidado que se tem consigo mesmo.   
----


----
----

----
Um pote de sais de banho.  Depois de um dia de trabalho, ou --  quem sabe? -- depois de uma boa cavalgada de dia inteiro no fim de semana, nada mais gostoso e relaxante do que tratar do seu corpo em um banho de imersão colocando na água os cristais dos sais de banho para tratar do corpo e da mente como eles merecem? 
de----

----

----
Um diário de viagem, para anotações singulares.  Quem não gosta de guardar o nome daquele beco onde se descobriu um bistrô magnífico?   Ou o endereço onde fica o ateliê de um artista local?  Um lugar único para adicionar um ou outro postal que ajude a lembrar dos detalhes de lugares inesquecíveis.  Ou páginas em branco para a anotação de pensamentos, ou observações bem humoradas a respeito da experiência de ser turista.  É aqui que se anotam as descobertas únicas  que flanar em cidades estranhas podem trazer. ----
--
Uma bandeja no estilo da anfitriã.   Bandejas são presentes neutros que uma dona de casa pode usar numa grande variedade de situações.  Uma bandeja não é só para servir drinques ou pratos vindos da cozinha.  Ela agrupa às vezes objetos díspares, fazendo deles um conjunto.  Num quarto de hóspedes ela pode acolher desde um copo de cristal oom uma jarra; a uma concha com bombons e um solifleur com uma rosa.  No banheiro ela pode agregar sabonetes, loção, toalha de mão e demais gêneros de primeira necessidade.  Nunca se tem bandejas demais numa casa bem cuidada.
--- 


Uma coleira de pelica para o cachorro da casa.  Trate bem do meu cachorro e lhe serei grata para sempre...  O cachorro da casa merece atenção.  Nada mais apropriado do que uma coleira de pelica -- um couro extremamente macio para agradar ao anfitrião do fim de semana.

Um conjunto de guardanapos de linho bordado.  Há poucos luxos tão elegantes quanto este.  O toque do linho, cuidadosamente bordado, é um luxo conhecido há séculos pela realeza européia que hoje pode ser apreciado por aqueles que cultivam o bom gosto.  Um detalhe sofisticado para qualquer anfitriã.    


[Binika Barros]

--- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário