sexta-feira, 29 de abril de 2011

Trends: o lilás está dominando....



-
A cor do momento na Califórnia é o lilás.  Ele aparece ultimamente em todas as suas tonalidades, do muito claro ao ameixa.  Nos blogs e sites de decoração, desde o ano passado, esses tons têm estado presentes na decoração da casa, nos arranjos de flores, a cada dia com maior freqüência.  O mesmo acontece nas exposições e feira de decoração e design.  O lilás é uma cor perfeita para uso nos pequenos apartamentos do Rio de Janeiro.  Não só porque é  uma cor fria e dá a impressão de uma temperatura mais baixa no ambiente, assim como na tonalidade mais clara o lilás ajuda a criar o truque visual de aparentar ampliar o espaço de  um cômodo.


Apartamento funcional, cozinha aberta.  Detalhes em amarelo e verde.


Recentemente tivemos um projeto de decoração de um apartamento na zona Sul do Rio de Janeiro, com proporções bastante pequenas.  A moradora queria não só uma pequena reforma, como uma repaginada no ambiente e ficou surpresa quando lhe mostramos que para aumentar a sensação de espaço num cômodo pequeno não precisamos nos ater ao branco nas paredes.  Muito pelo contrário, há maneiras e realçar uma decoração e dar a impressão de maior espaço justamente pelo uso de cores.


Cozinha/área de jantar em estilo rústico, interiorano.


Um toque de cor contrastante pode verdadeiramente fazer milagres visuais: aumentar pequenos espaços ou até mesmo diminuir espaços cavernosos.  A cor nas paredes também pode cobrir imperfeições, além de personalizar, talvez da maneira mais barata, o ambiente em que se vive.  

Detalhes em branco e cinza, madeiras todas descascadas: chão e móveis.

Cores pálidas ajudam a percepção de maior espaço, enquanto que cores que acalmam, que relaxam, da família dos azuis e dos verdes, quer nas paredes ou no chão podem fazer com que os cômodos se pareçam mais abertos e espaçosos.   Além disso, superfícies brilhantes que refletem a luz, dão uma  maior sensação de espaço aberto. 


Quarto de pequenas proporções tem dimensões aumentadas visualmente pelo contraste entre mobiliário, teto e sancas.


Não fuja das cores.  As regras são simples:
1 – Espaços grandes que precisam se tornar mais aconchegantes devem ter suas paredes pintadas em cores sombrias, profundas, que dão a sensação de se aproximarem, de virem em direção ao centro do cômodo.  O mesmo acontece com as cores quentes – tijolo, laranja, ocre, amarelo.  

A leveza é atingida pelo coloração de paredes e chão em lilás claríssimo, cores neutras como bege e negro, detalhes em verde.


2 --  As cores claras e frias das famílias dos azuis, verdes e suas combinações como o lilás, em tintas acetinadas darão a sensação de afastamento das paredes do centro do cômodo, criando a ilusão ótica de maior espaço no ambiente.

Lilás e prata dão requinte ao quarto.  

Voltando ao lilás: é uma cor suave que combinada com outras cores suaves como o cinza e o prata, parece dar mais ar ao ambiente, dar mais espaço; além de acentuar o requinte e a elegância de um ambiente.

Uma biblioteca em lilás dá distinçãos não só às capas coloridas dos livros como aos desenhos, fotos e aquarelas de coleção.


Cozinha na cor lilás tem leveza.


Como é uma cor feita da combinação de mais ou menos magenta e azul, duas das cores elementares, o lilás pode ser considerado uma cor neutra, que ressalta ou complementa qualquer outra cor à sua volta.  Veja como dependendo do tom pode ser combinado com amarelo, vermelho, roxo, verde, branco. 

Sala de jantar em roxo escuro com móveis e cortina em branco. detalhes em cinza.

Não tenha medo de colorir o seu universo.  Haverá sempre a tonalidade certa da sua cor preferida para dar a sensação de um cômodo maior.


Requinte: paredes lilás, uma poltrona e algumas almofadas.  O restante em preto, branco e a cor verde da natureza.


[BB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário